Resumo
A Linguística é tão complexa que está inclusive ligada às ciências que estudam a presença do homem na
Terra, como a Sociologia e Antropologia.
Como outras áreas do conhecimento, essa ciência que estuda a linguagem está dividida em: sincrônica, diacrônica, teórica, aplicada, microlinguística e macrolinguística. A sincrônica procura descrever a língua, para alguns, os estudos sincrônicos caracterizam-se como a própria gramática.
Diacrônica é a vertente da Linguística que analisa o seu caráter histórico, analisando as mudanças que a língua sofreu ao longo do tempo. Teórica é a parte que procura desvendar os pontos em comum entre as linguagens, a relação que existem entre si, fornecendo suporte para a Linguística Aplicada que busca solucionar os problemas em relação a aquisição de língua ou erros de tradução. Temos ainda a microlinguística e macrolinguística, que correspondem respectivamente a: o estudo da língua por si mesma, suas estruturas, fonética, sintaxe, morfologia, sem referência social. Já a macrolinguística procura analisar as funções sociais da língua, a pragmática e o discurso, assim, “acolhe” aquilo que a outra despreza.
Dentre outros campos que integram a área de Linguística, podemos citar: fonética, estudo dos sons usados na língua; fonologia, indaga os usos dos sons em determinados ambientes; morfologia, estuda a estrutura interna das palavras, indicando suas classes gramaticais; sintaxe, explora como a língua combina palavras para formar frases; semântica, que analisa o sentido das frases e das palavras; lexicologia, o estudo das palavras de um idioma; terminologia, que estuda palavras específicas de uma determinada área do