Eletromagnetismo
INTRODUÇÃO 3 1 ELETROMAGNETISMO – DEFINIÇÃO GERAL 4 2 HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO 5 3 ONDAS ELETROMAGNÉTICAS 6 4 FORÇA ELETROMAGNÉTICA 7 5 ELETROMAGNETISMO CLÁSSICO 7 6 CORRENTES ELÉTRICAS - CONCEITO 8 7 TIPOS DE CORRENTES ELÉTRICAS 9 7.1 CORRENTE CONTÍNUA 10 7.2 CORRENTE ALTERNADA 10 8 SENTIDO DA CORRENTE 10 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
No estudo da Física, o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas para uma determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correntes elétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizável por nós.
Vejamos detalhadamente os campos abrangentes no eletromagnetismo e as correntes elétricas.
1 ELETROMAGNETISMO – DEFINIÇÃO GERAL
O magnetismo é o poder de atração do ferro magnético e a capacidade que ele possui de se orientar na direção norte e sul, um poder indutor – esse conceito é do dicionário. Outra definição, essa mais científica e aprofundada: o magnetismo é entendido