A política no brasil
Acessória e consultoria em Serviço Social
Curso: Serviço social
6º período
Dalva Nascimento Pinto
Belo horizonte, Outubro de 2012
Respondendo as perguntas:
01. Qual Acessória e qual Consultoria estão sendo tratada no texto?
Resposta: De acordo com o texto, a acessória e consultoria vem contribuir nas instâncias através dos órgãos da Administração Pública direta e indireta, nas empresas privadas e outras entidades, em matéria do Serviço Social de controle democrático, com destaque aos conselhos de políticas de direitos.
Os assistentes sociais podem ter uma dupla inserção nesses espaços: uma essencialmente política, quando participam enquanto conselheiros, e outra que caracteriza um novo espaço sócio-ocupacional, quando desenvolvem ações de assessoria aos conselhos ou a alguns de seus segmentos (usuários, trabalhadores e poder público). Pensar o trabalho profissional dos assistentes sociais nessas instâncias supõe uma dupla dimensão: analisar o controle democrático no contexto macrossocietário, que vem alterando as políticas sociais com retração dos direitos sociais, e as respostas técnico-profissionais e ético-político dos agentes profissionais.
02. Qual a particularidade da acessória e consultoria em Serviço Social apontada pelo autor?
Resposta: O autor aponta como particularidade:
a) A pedagogia da ajuda: gênese da profissão, marcada pela individualização dos problemas;
b) A pedagogia da participação: desenvolvimento de comunidade, perspectiva norte americana;
c) A pedagogia emancipatória pelas classes populares (atual projeto ético-politico da profissão)
03. Segundo Castro “2006”, o campo de acessória e consultoria para o Serviço Social e bem amplo, desta forma aponte e exemplifique a possibilidade posta das Assistentes Sociais na atualidade no campo da acessória e consultoria.
Resposta: Uma temática só é emergente em uma profissão quando há a incidência de pelo