A política no Brasil
A Política no Brasil
Com a iminência das eleições no Brasil um tema muito importante entra em discussão, e esse tema é a “Política”. No entanto, o que vemos é uma grande alienação da população brasileira em relação à mesma, em alguns casos por falta de interesse, por falta de conhecimento ou até mesmo por descrédito nos políticos brasileiros. Somente uma pequena parcela da população conhece o verdadeiro significado e as variantes da Política, e essa falta de conhecimento leva o Brasil a um cenário político muito singular. Ao passo que a maioria está desinteressada por política, existe uma minoria que está, e muito, interessada na mesma, o que nos leva a uma dominação por essa minoria de políticos, popularmente se fala que “são sempre os mesmos” que estão no poder. Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber o que vem a ser “Política”.
Existem várias definições de política, colocarei aqui as quais considero mais relevantes para nossa discussão. Para Marsh e Stoker: política é uma “atividade generalizada que tem lugar em todos os âmbitos em que os seres humanos se ocupam de produzir e reproduzir suas vidas” (Marsh e Stoker, p. 19). Para Monsés Finley, política é “A arte de decidir através da discussão pública; e, consequentemente, a obediência às decisões como condição necessária da existência social civilizada.”(apud, Finley), demonstrando que a discussão pública deve nos conduzir às decisões de todos os âmbitos, de tudo o que acontece, o que geralmente não ocorre em nosso país.
Já na visão ateniense exposta por Hannah Arendt, percebemos uma valorização da política, a qual é tratada como uma arte. “Os atenienses, que ao contrário dos bárbaros se orgulhavam de conduzir seus assuntos políticos em forma de discurso e sem coação, consideravam a retórica, a arte da persuasão, a mais elevada das artes, a arte verdadeiramente política”. (Arendt, A promessa da política).
Tal visão pode ser complementada com a do