A política de atendimento pedagógico
No ano de 2008 foi implantada a política pública de atendimento pedagógico domiciliar, implantada pela secretaria municipal de Curitiba e, cumprimento ao art.13 da resolução do CNE/CEB n° 02/2001 ,atendendo crianças e adolescentes impossibilitados de irem a escola por motivos de tratamento de saúde .
Estudos revelam que as atividades pedagógicas desenvolvidos nos atendimentos , contribuem para desenvolvimento de habilidades e para a promoção dos mesmos condutos , e importante ressaltar a importância do papel social da política , do atendimento pedagógico domiciliar aos estudantes.
Cabe ao professor do APD estabelecer o vinculo coma as escolas de origem dos estudos, para a adequação doa atividades escolares e entrega de relatórios de ensino aprendizagem. Compete ao professor juntamente com a família promover a valorização do APD tendo as como aliadas no processo de escolarização , por meio do compartilhamento de informações.
As atividades pedagógicas proposta no APD privilegiam a pratica de leituras, oralidade e escrita, tanto para o trabalho com conteúdos de língua portuguesa , como para as demais áreas do conhecimento. Esse trabalho é realizado por meio de atividades para resolução de situações concretas de uso da leitura e da escrita. O atendimento pedagógico domiciliar, alem de oferecer uma diversidade de textos para abordar os conteúdos das áreas do conhecimento oportuniza o acesso á literatura por meio de bibliotecas itinerantes. Essas bibliotecas possui um acervo de aproximadamente 300 livros catalogados, sendo esses de leitura infanto-juvenil disponível no departamento de ensino fundamental SMEC , cedido por varias editoras analise da qualidade das obras e futura aquisição.
A proposta da biblioteca itinerante, alem de oferecer diversidade de leitura e contação de histórias também busca desenvolver o potencial critico da