A POLITICA EDUCACIONAL Copia
Joseane Lima Ferreira
INTRODUÇÃO
O presente artigo se propõe a pensar a política educacional enquanto processo de conhecimento, construção e implementação de políticas públicas, bem como, a relação da minha vivência com a educação, o planejamento e a gestão educacional para analise teremos como referencial o texto A POLITICA EDUCACIONAL. PIRES, Valdemir, no livro Economia da Educação.
Falar de política educacional implica em considerar que a mesma articula-se à construção de um projeto de sociedade e de cidadania, situado dentro de um contexto histórico e permeado por interesses ideológicos, econômicos e políticos. Compreender a conexão existente entre as políticas educacionais e as estratégias de ação utilizadas para implementá-las, auxilia no entendimento das relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, bem como, o tipo de indivíduo que se está ajudando a formar a partir dessas políticas, ampliando assim, as perspectivas de construção de um modelo educacional comprometido com o capitalismo.
Poucos países no mundo moderno possuem problemas educacionais tão graves como os do Brasil, herança do antigo sistema escravocrata que recebemos, uma situação dependente inalterável na economia mundial instituições politicas fundadas na dominação patrimonialista e concepções de liderança que convertiam a educação sistemática em símbolo social dos privilégios e do poder dos membros e das camadas dominantes. Minha vivência política educacional
Com as mudanças ocorridas nos últimos anos do século nas políticas educacionais, vindo a alterar também a economia e a cultura, saímos da época em que se ia para escola consumir ou adquirir educação, para uma época em que se tem que investir constantemente na educação para que se possa ter espaço garantido no mercado de trabalho.
Nascida e criada no Bairro de Fatima na cidade de São Luis, estado do Maranhão, em uma família de nove irmãos, sendo eu a sétima filha de mãe solteira,