A perspectiva dos cultural studies
A comunicação de massa cresce cada dia mais e ao mesmo tempo sofre com a concorrência sobre o mesmo assunto. O saber prático e o saber politico são dois exemplos dessa concorrência. O conjunto de conhecimentos produzido pela comunicação encontra-se confrontando com outras abordagens e são apoiadas por interesses econômicos.
Os Mass Media que são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação, são orientados para um público que se pretende o mais abrangente possível, produzindo um produto específico de mensagens políticas, ideológicas, comerciais, recreativas e culturais etc. No conceito de cultura estão englobados significados e valores. O interesse dos cultural studies é relativa à atribuição de sentido a realidade e a evolução de uma cultura, significados.
Esta sociedade de consumo transformou tudo em produtos para venda no mercado, desde os alimentos à arte, à literatura, em geral a todas as atividades culturais. No mundo de hoje qualquer atividade humana acaba por ser convertida em produto de consumo, e o êxito social mede-se pela capacidade de vender, não havendo sequer a preocupação do bem estar das pessoas. Para entender completamente um texto ou outro artefato cultural, é necessário analisar os processos de identidade, representação, produção, consumo e regulação, que se fecham num circuito ou ciclo.
De que forma está se criando uma cultura de massa do mundo ?
Através da globalização. Pelos meios de comunicação em massa (internet, televisão, rádio, jornal, etc) que trás com que ideias de outras culturas sejam adotadas. O uso de multinacionais e o capitalismo também são de grande influência nesse meio
Quais vantagens e desvantagens da globalização da cultura de massa?
A globalização da cultura de massa tem como vantagem o crescimento de novos serviços que criam mais postos de trabalho, melhoramento das relações entre países, introduzindo novos produtos no mercado e alargando as