A perenidade do areté
Mas quando pensamos na questão da excelência ou virtude, o que seria isso na realidade, em qual contexto estaria um cidadão inserido na Arete. Se cada filosófo tinha um pensamento, qual estaria certo. Se compararmos com a realidade atual vemos vários conceitos sendo aplicados na educação, apenas algumas modificações que hoje temos que aprender a despertar a Arete dentro de nossos estudantes.
A excelência pode estar pautada na forma hereditária, acredito que não, mas como educadora acredito muito que o aluno irá descobrir a sua excelência mais fácil se ele tiver apoio de seus pais, pois percebemos que 90% dos alunos que tem uma estrutura familiar estável, têm a sua Arete apresentada ou a descobre com mais facilidade. Numa passagem no texto fala que a vida humana é considerada um concurso festivo de todas as gentes, uns nascem para brilhar outros para o obscuro, acredito que se a Arete de todos for despertada todos irão brilhar.
Se para alcançar o ideal de Arete, a pessoa tem que ter qualidades que se destaquem das demais, essa virtude estará em plena condução de ser adquirida através da Paideia.
Segundo o autor Werner Jaeger, o termo Arete esta conceituado no ideal educação, já que esta inserida na concepção do heroísmo do guerreiro (sentido da palavra grega). Tendo alcançado o Arete, tem um lugar de destaque na sociedade.
Na concepção Helênica da Humanitas tem a sua essência no seu