Doenças
Difteria
Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.
Coqueluche
Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.
Tétano
É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico. http://www.mundovestibular.com.br/articles/816/1/DOENCAS-CAUSADAS-POR-BACTERIAS/Paacutegina1.html
Reino Protista:
- Doença de Chagas: causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Eles são liberados juntamente com as fezes do inseto chamado barbeiro. Esse inseto tem hábitos noturnos e pica a pessoa. Ao coçar o local, a mão da pessoa fica contaminada e pode provocar a penetração do parasita através de lesões na pele. Esses parasitas formam ninhos de tripanossomo na musculatura estriada e cardíaca, no sistema nervoso, no fígado, o que provoca o aumento e mau funcionamento desses órgãos. Para prevenir a doença é necessário combater o vetor.
- Malária: é provocada por esporozoários pertencentes ao gênero Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito-prego. Caracteriza-se por acessos de febre provocados por toxinas produzidas pelo plasmódio e liberadas no sangue humano. São três espécies de Plasmodium que provocam malária no Brasil: Plasmodium vivax, Plasmodium