A pedra Bruta
Trabalho de Aprendiz Maçom
A Pedra Bruta
Or.`. de São Paulo, 21 de Julho de 2014 da E.`.V.`.
A pedra bruta é um dos vários elementos que decoram internamente uma loja maçônica. Simboliza também as "arestas" da personalidade que o maçom deve aparar, para poder se aperfeiçoar
A Pedra Bruta é uma estratégia de ensinamento utilizada no ensino de aprendizado Maçônico, que de forma muito eficaz se difunde no seio da organização, ajudando no entendimento da alegoria e no aperfeiçoamento de muitas personalidades no mundo afora. Esculpir a si mesmo é o trabalho de tornar-se esclarecido. é uma construção eterna e como todas as construções é preciso levantar, lapidar, sobrepor pedras, juntar pequenos pedaços para formar algo grande .
A Pedra Bruta que se fala na Maçonaria portanto é um elemento pedagógico para entendermos que há em nós elementos que precisam ser trabalhados, talhados, lapidados e polidos, fazendo assim que esta chegue a uma pedra cúbica que irá compor o grande mural de Deus.
Trabalhando na Pedra Bruta o Maçom superará questões de escrita, interpretação de textos, leituras em voz alta, sabendo que o Maçom não é um ser diferente das outras pessoas, mas sim um obreiro incansável.
A importância deste primeiro passo da construção é importantíssimo, pois é a base estrutural, se algo nesta fase der errado, ou for mal trabalhado algo poderá sair mais errado ainda na estruturação do Templo.
A riqueza de uma loja Maçônica será propiciar ambiente de estudos para os seus novos estudantes. Uma biblioteca com livros de História Geral, História da Matemática, entre outros. Somam-se aos livros um espaço agradável e propício a leitura, por fim, como papel de todos os mais antigos, pessoas qualificadas a ensinar os novatos.