Pedra Bruta
A pedra bruta é a matéria prima em sua forma natural, vinda de qualquer pedreira, ela se encontra em varias formas, pois nunca houve nenhum contato com o homem, cheia de imperfeições, pontas, rasuras e raramente regular necessita trato.
No campo da maçonaria, a pedra bruta simboliza o inicio do aperfeiçoamento moral que deve ter o ser humano maçom, sintetiza um objetivo a ser buscado qual seja, que através do seu burilar moral, transformara também simbolicamente aquela pedra bruta em uma pedra polida.
O trabalho atribuído ao aprendiz consiste em desbastar e esquadrejar a pedra bruta sob orientação do irmão 2° vigilante, seus instrumentos de trabalho consiste em o maço e o cinzel.
O Maço configura a vontade agindo em virtude da força necessária, para incitar o combate as imperfeições da alma e às asperezas da ignorância, na generalidade representa a força de consciência que domina a totalidade dos pensamentos vãos.
O Cinzel, trabalhando sob o impacto do Maço, sintetiza o esforço exercitado para se gravar no ego os exemplos revestidos da virtude, que purifica em engrandece a alma, chama divina pesquisada pelos que dão ouvidos aos ecos da verdade.
A “pedra bruta” simboliza, portanto que o aprendiz-maçom deve ser induzido a trabalhar no seu desbaste, pois possui formas imperfeitas, objetivando sua lapidação, transformando então uma pedra imperfeita em uma pedra esculpida, isso representa que o homem-maçom adquiriu força de caráter voltado para um ideal elevado, fundamental para desempenhar uma liberdade bem dirigida aos interesses da humanidade e de sua pátria contribuindo para uma continua transformação de um mundo melhor. Ref. Galas da Iniciação, pág; 93 a 96 Editora Mandarino ltda