Desbastando a pedra bruta
Como uma criança que inicia o ciclo de sua vida, o Aprendiz é tomado por uma grande curiosidade por tudo que está a sua volta, o significado dos símbolos, a linguagem, a postura.a pedra bruta,simboliza a inteligência do aprendiz maçom,ainda rude porque com os vestígios ainda do mundo profano. Queremos beber a taça em um único gole,me faz lembrar em minha iniciação a qual na hora de provar do cálice;quase provei de toda a bebida e assim meu ir.º. a qual me conduzia,me orientou a não provar de tudo e sim deixar um pouco na taça.hoje entendo como A.º.M as provas que passei em minha iniciação;ali começa a preparação de um futuro aprendiz; E nossos ir.º. como guia,com muita paciência e misericórdia de atenciosos pais, procuram amorosamente nos ensinar a postura correta de nosso corpo para facilitar os primeiros trabalhos de desbastamento da pedra bruta, sem que nos abatermos frente ao cansaço que vez por outra começava a bater nosso corpo.
Assim como toda criança que não deseje atingir prontamente a vida adulta,mas sabemos que tudo relacionado a vida em si;existem suas fazes.
Sem Tentar dar um salto nos degraus a qual nossa grande jornada esta por vir
Ser um aprendiz, um Aprendiz ativo e inteligente que se desprenda todos os esforços para progredir iluminadamente no caminho da Verdade e da Virtude, realizando e pondo em prática a nossa Doutrina.
Não devemos ter pressa nos graus superiores. Compreender passo a passo o significado dos símbolos e cerimônias que constituem a nossa doutrina deste grau, procurando a sua prática , é muito melhor que sair prematuramente dele.
A condição e o estado de aprendiz referem-se, de forma precisa, à nossa capacidade de apreender; somos aprendizes enquanto nos tornamos receptivos, abrindo-nos interiormente e colocando todo o esforço necessário para aproveitarmos construtivamente todas as experiências