A missão do aprendiz
D I 1º VIG
D I 2º VIG
MM AA II
À G D G A D U
AUG E RESP LOJ SIMB "CIDADE DE GUARUJÁ Nº 2787"
TRABALHO LIVRE: A MISSÃO DO APRENDIZ
Sabemos que a Sublime Ordem é uma Instituição Progressista, Filosófica e Filantrópica, composta por Homens Livres, sem nenhum preconceito, que se reúnem regularmente, considerando-se Ir entre si.
A Maçonaria tem como seu Objetivo maior, iniciar e preparar os homens para sua própria e sublime edificação Moral, Material e Espiritual, para que assim possam desempenhar sua maior missão: Trabalhar para o desenvolvimento e bem-estar social da humanidade.
O Gr de Apr é considerado o alicerce da Filosofia Simbólica da Maçonaria.
A missão do Apr Maçom é concretizada após desbastar a sua pedra bruta, ou seja, vencer as suas paixões, desater-se de seus defeitos, criar a sólida fundamentação para sua própria Elevação, e, contribuir para a reestruturação moral da humanidade.
Desbastando a pedra bruta, o Apr inicia os seus primeiros trabalhos, para o cumprimento da missão a que foi escolhido.
O Ap, desde seus primeiros passos, deve ter por Missão, desbastar as asperezas que ainda existam no seu ser, e assim, eliminar seus vícios, vencer todas as suas paixões, dominar a sua vontade, despojar-se de seu egoísmo, livrar-se da intolerância.
Dado esse importante primeiro passo, pode então abrir seu coração para praticar o bem, exercer a fraternidade e a caridade, ser exemplar no âmbito familiar, no trabalho e no ambiente social.
O Apr deve, constantemente, empregar todo seu esforço de trabalho na pedra bruta, com ardor e devoção, aperfeiçoando a si mesmo. Deve utilizar-se de instrumentos e utensílios, como o maço e o cinzel.
O maço nos ensina que a habilidade não tem valor, se não houver o emprego e desempenho da razão.
Já com o cinzel, o Apr dará a forma e regularidade desejadas à sua pedra bruta que começou a trabalhar, assim irá se educando, e com perseverança chegará às