3° instrução Grau Apr.:Maç.:
A Maçonaria teve origem nas antigas Fraternidades iniciáticas do Egito, das quais recebeu a tradição, e teve o maior cuidado de guardá-la intacta a fim de poder transmitir a seus iniciados.
Os Filósofos egípcios para subtrair seus segredos dos olhos do mundo profano traduziam seus ensinamentos por símbolos e alegorias, e dessa forma a tradição egípcia continuava guardada.
1°Grau é o alicerce da filosofia simbólica, compete a nos Apr.:Maç.: o trabalho de desbastar a pedra bruta, isso é construir a moral da humanidade, de uma verdadeira obra Maç.: .
Trabalho de aperfeiçoamento moral, simboliza o desbaste a pedra bruta e com o nosso esforço e fé poderemos descansar o maço e o cinzel, e assim empunhar outros utensílios , subindo a escada da hierarquia maçônica.
E assim recebemos seis instruções no Grau Apr.: .
O formato da Loj.: é um Quadrilongo; seu comprimento é do Oriente ao Ocidente; sua largura é do Norte ao Sul; sua profundidade é da Superfície ao Centro da Terra; e sua altura da Terra ao Céu.
Todo esse simbolismo mostra e grandeza da caridade da Maç.: que não tem limites a não ser os ditados pela prudência.
Orienta-se a Loj.: do Oriente ao Ocidente; as Loj.: MMaç.: assim devem estar porque vieram do Oriente para o Ocidente.
O sol á maior Gloria do Senhor, nasce no Oriente e se oculta no Ocidente; a civilização e a ciência vieram do Oriente e se espalharam para o Ocidente; a doutrina do Amor e da Fraternidade também cumpre essa Lei do Oriente ao Ocidente.
Nossa Loj.: e sustentada por Três grandes CCol.: denominadas SABEDORIA, FORÇA e BELEZA.
SABEDORIA nos orienta no caminho da vida.
FORÇA é para enfrentarmos todas as dificuldades.
BELEZA adornar todas as nossas ações, nosso caráter e nosso espirito.
Pois todo esse simbolismo nos mostra a fundamental construção Moral que devemos trazer para a superfície e para a Luz toda a possibilidade da potencia individual, e que só podemos ser SÁBIOS se tivermos