A Parceria com a Família na Educação da Criança
R: sim, porque a família tem o dever de assumir essa posição de responsabilidade.
Essa é a posição de alguns sistemas educacionais, que sustentam que a responsabilidade da educação dos filhos, particularmente quando pequenos, é da família, e assumem um papel de meros substitutos dela, repetindo as metas embutidas nas práticas familiares.
2. Qual é o papel do professor em relação à criança e sua família?
R: Ele deve possuir habilidades para lidar com as ansiedades da família e partilhar decisões e ações com ela. Se assim ocorrer, a família terá no professor alguém que lhe ajude a pensar sobre seu próprio filho e a se fortalecer como recurso privilegiado do desenvolvimento infantil.
3. Como deve ser o acolhimento das crianças e sua família?
R:As práticas educativas familiares são determinantes para a facilitação da socialização escolar, mas não é lícito identificar determinado tipo de pratica educativa familiar com um determinado estrato social de pertença da família, porque várias investigações têm mostrado que “as famílias de um mesmo meio social podem ser muito diversas na forma de funcionar com os filhos e por aí variarem muito na facilitação que podem assegurar na sua integração na escola”.
4. Como deve ser a comunicação e a participação dos pais nas escolas? R:Uma comunicação sempre aberta e frequente com os professores as práticas educativas familiares são determinantes para a facilitação da socialização escolar, mas não é lícito identificar determinado tipo de pratica educativa familiar com um determinado estrato social de pertença da família, porque várias investigações têm mostrado que “as famílias de um mesmo meio social podem ser muito diversas na forma de funcionar com os filhos e por aí