Governo Eletrônico e as Compras Governamentais
GOVERNAMENTAIS *
Simone Zanotello
RESUMO
Este estudo possui como objetivo promover uma análise dos principais aspectos do governo eletrônico, que surgiu num panorama de modificações da forma de administrar as atividades governamentais, numa gestão com foco gerencial, tendo a visão do cidadão como um cliente do Estado. Será verificado como o uso da tecnologia da informação tem sido importante para as ações governamentais, tendo em vista a necessidade de se ter uma administração pública mais eficiente.
O estudo também nos mostrará a evolução do e-gov no Brasil nos últimos anos, por meio de projetos de destaque, demonstrando que o país deu início em muitas políticas, mas que ainda há muitas ações a serem implementadas.
As compras governamentais via internet também representam um projeto de destaque no governo eletrônico, as quais foram implantadas no Brasil, com vários exemplos de sucesso, principalmente por meio do pregão eletrônico, introduzido por legislação. Por fim, será importante destacar que as compras governamentais via internet representam uma oportunidade de negócios para as empresas, principalmente para as pequenas e médias, pois há uma tendência legal para a ampliação do uso do pregão eletrônico nas compras governamentais de todo o país.
PALAVRAS-CHAVES: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO - GOVERNO ELETRÔNICO – COMPRAS GOVERNAMENTAIS - VIA INTERNET - PREGÃO ELETRÔNICO
INTRODUÇÃO A Administração Pública tem sofrido uma série de modificações, notadamente nas últimas duas décadas, passando de uma estrutura burocratizada para uma forma de gestão com foco gerencial, tendo a visão do cidadão como um cliente do Estado[1], imprimindo aos administradores públicos a necessidade de implementação de uma nova forma de governar. Nesse histórico, contamos com a Constituição Federal de 1988, que trouxe uma série de dispositivos que tratam dos direitos fundamentais do cidadão e da coletividade,