A origem da moeda
Ministério Da Educação
“Colégio Luz da Sabedoria”
Nome: Biola de Jesus G.Afonso
Nº 23
Sala nº 7
Turno: Tarde
Curso: Ciência Económica Jurídica
Docente ____________________
Índice
1-Introdução
2-Desenvolvimento
Origem da Moeda
O Escambo e o Desenvolvimento da Actividade Económica
Evolução Histórica da Moeda
Poupança e Investimento
Moedas Antigas
Ouro, Prata e Cobre
Moeda de Papel
Formatos Diversos
Sistema Monetário
Moeda e sua Origem
3-Conclusão
4-Bibliografia
Introdução
Moeda é o meio pelo qual são efectuadas as transacções monetárias. É todo activo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.
É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”:(i) o dinheiro, que constitui as notas (geralmente em papel);(ii) a moeda (a peça metálica);(iii) a moeda bancária ou escriturai, admitidas em circulação; e,(iv) a moeda no sentido mais amplo, que significa o dinheiro em circulação, a moeda nacional. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. O dinheiro está associado a transacções de baixo valor; a moeda (no sentido aqui tratado), por sua vez, tem uma definição mais abrangente, já que engloba, mesmo no seu agregado mais líquido (M1), não só o dinheiro, mas também o valor depositado em contas correntes.
Origem da Moeda
O Escambo e o Desenvolvimento da Actividade Económica
O escambo apresenta alguns problemas no que se refere ao desenvolvimento das actividades económicas de uma maneira geral. Ele exige uma dupla coincidência de desejos, porque