A origem da galinha
Em nosso país, a galinha chegou em uma das Caravelas de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil, até então não existiam galinhas por aqui.
Com o passar do tempo, o homem misturou diversas raças de galinhas com o objetivo de formar animais melhores para botarem ovos, ou para crescerem mais rápido e produzirem mais carne. Hoje, existem várias misturas de raças de galinhas que de acordo com suas características podem ser divididas em dois grupos que são os frangos ou galinhas caipiras e as chamadas raças comerciais.
FRANGO OU GALINHA CAIPIRA
A galinha caipira e o frango crescem mais devagar e botam menos ovos que as galinhas comerciais, mas são mais fortes e resistentes , sendo mais difícil de ficarem doentes e morrerem. Esse tipo de galinha é aquela que é quase sempre criada solta no fundo do quintal do sítio. São de várias cores, podendo apresentar penas pretas, brancas, vermelhas ou marrons. Algumas aves possuem o pescoço pelado.
RAÇAS COMERCIAIS
As galinhas ou frangos comerciais produzem mais, ou seja, botam mais ovos e crescem mais rápido , no entanto são menos resistentes e precisam ser criadas em gaiolas ou galpões com cobertura e ter alimentação especial com ração. São as aves criadas pelas grandes indústrias que vendem frango e ovos. São basicamente de duas cores, brancas ou vermelhas, sendo que as galinhas brancas botam ovos brancos e as galinhas vermelhas botam ovos vermelhos.
IMPORTANCIA
A galinha hoje em dia é considerada uma maquina de transformar ração em dois alimentos baratos e de qualidade que são o ovo e a carne de frango.
O ovo é uma importante fonte de nutrientes para nossa alimentação rico em proteínas, gorduras, fósforo e vitamina A, podendo ser consumido frito, cozido ou utilizado para fabricação de pães, bolos, bolachas, macarrão etc.
A carne de frango cada vez mais vem sendo produzida no Brasil e no Mundo também por ser uma alimento saudável, de qualidade e ser mais barata do que os outros tipos de carne como a carne de