A orientação sexual na escola
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINAS: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. PROF(A):
TUTOR (A):JUVELINO MACEDO DA SILVA
ALUNO (A): MATRÍCULA:
PÓLO:
QUESTÃO 1– Com suas palavras, elabore um resumo do que você entendeu sobre o TEXTO que você escolheu.
“A ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA”.
RESUMO:
Segundo o texto, a sexualidade é um processo pelo qual passamos desde nascer até a nossa maturidade, passando por fases e mudanças ao decorrer de nossa vida,influenciados pela família onde tudo começa, seguindo um ponto de vista único e particular de grupo de convivência em que estamos.
Já em outro ponto a escola é vista também como fonte de informação e orientação para tudo que a criança traz de casa, sobre os processos pelo qual estão passando, e possam vir a passar. Sendo a sexualidade parte de um curso a ser passado por todos, cabe ao professor orientar de forma clara e objetiva, respeitando a individualidade de cada um. Amenizando as ansiedades tão comuns nesse processo de descobertas, esclarecer sem censurar, e não julgá-los tornando esse caminho menos complicado e mais objetivo e claro.
Dito que a educação sexual nas escolas vem como um complemento para o que a criança já sabe, é mais uma orientação sobre o assunto, buscando promover uma melhor qualidade de vida, pois orientadas poderiam estar mais seguros com relação a doenças, e a uma possível gravidez na adolescência.
QUESTÃO 2 – Explique de que forma, você como professor(a) da Educação Infantil, trabalharia este tema em sala de aula.
Na educação infantil a sexualidade tem que ser trabalhado de forma lúdica, através de músicas, histórias e conversas dirigidas. As crianças têm uma curiosidade muito grande em relação aos coleguinhas e ao próprio corpo, isso pode esta sendo usado para explorar o assunto, em uma linguagem bem simples ,que eles entendam o que está acontecendo, com ajuda de livros ,