a organizacao dos sistemas educativos no brasil
RESUMO
A Organização dos Sistemas Educativos no Brasil ocorre por meio dos sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A educação é concebida como processo de formação abrangente, incluindo o de formação de cidadania e o trabalho como principio educativo no âmbito da LDB – Leis de Diretrizes e Bases, considerada como lei magna da educação. O presente artigo busca a análise e reflexões para o acadêmico de Artes Visuais, no que diz respeito à Organização dos Sistemas Educativos no Brasil. Os estudos em questão foram fundamentados em pesquisas bibliográficas.
Palavras Chaves: Organização dos Sistemas Educativos; Brasil; Educação.
1 INTRODUÇÃO
A função social da escola é ter um olhar voltado à sociedade, conectando seu saber com a prática cotidiana do aluno, preparando-o para o exercício profissional, dando-lhe oportunidades de vivenciar situações de aprendizagem, ensinando o convívio em grupo, indispensáveis para a vida. Isso poderá, sem dúvida, trazer benefícios, com uma boa estruturação e um acompanhamento eficaz por parte da escola, professor e comunidade. É relevante compreender como se constitui a Organização do Sistema Educativo no Brasil, sua importância e o conhecimento da legislação. Esta compreensão exige que não se perca de vista a totalidade social que é parte do sistema educativo.
A Lei de nº 9.393 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, citada no decorrer deste trabalho, é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, sua organização, quais os órgãos responsáveis, quais os níveis e modalidades de ensino com base nos princípios presentes na Constituição.
O ensino tem que ajudar a estabelecer tantos vínculos essenciais e não arbitrários entre os conhecimentos prévios quanto permita a situação. O objetivo fundamental deste artigo é conhecer, a Organização dos Sistemas Educativos no Brasil, as transformações do panorama