A Obra De Arte Na Era De Sua Reprodutibilidade Tecnica
Walter Benedix Schönflies Benjamin, autor do reconhecido livro "A Obra de Arte na Era de Sua
Reprodutibilidade Técnica"
Walter Benedix Schönflies Benjamin (Berlim, 15 de julho de 1892 — Portbou, 27 de setembro de
1940) foi um influente nome no mundo da filosofia e da sociologia. Judeu alemão, ele é conhecido por seus ensaios, trabalhos como tradutor e crítico literário.
Fortemente influenciado por autores marxistas. É associado à Escola de Frankfurt e à Teoria crítica.
Traduziu grandes obras para o alemão, mas seus trabalhos mais reconhecidos são A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936) e Teses Sobre o Conceito de História (1940).
Walter Benjamin nasceu em uma família judaica alemã e desde cedo demonstra interesse pelas ideias marxistas. Seus primeiros trabalhos no campo da sociologia já demonstram uma preocupação com a crítica a política e suas obras também apresentam uma forte reflexão quanto a estética. Sua grande preocupação ao sistema cultural e suas bases econômicas são vistas em seu aclamado trabalho A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936).
Arte: Reflexões ao longo da história
A arte está ligada a manifestações estéticas que provêm das percepções, emoções e ideias dos artistas. É extremamente difícil, talvez até impraticável, estabelecer uma definição de arte.
Diferentes teóricos fizeram esta tentativa ao longo da história, mas se depararam com a dependência da arte a uma enorme profusão de circunstâncias que a permeiam, sejam elas históricas, sociais, políticas, geográficas, linguísticas, econômicas, etc. Chega-se à conclusão, portanto, que a definição de arte varia de acordo com a época e a cultura.
Mesmo que estas variações sejam foco de diversos teóricos do assunto até os dias atuais, também as características da produção artística e sua veiculação nos diferentes contextos históricos e culturais são preocupações de alguns destes estudiosos. Walter Benjamin, por exemplo, procura entender de que