Resumo Analise Funcoes
1. Análise e Qualificação de Funções Rafael Rodrigues nº11 Sérgio Costa nº14
2. Análise e Qualificação de Funções • O que é? É uma técnica que pretende definir o valor relativo do trabalho, ou seja, não pretende avaliar o valor absoluto dos postos de trabalho mas somente avaliar a importância relativa de um posto em relação a outro. • O que permite? Permite avaliar quer em termos de tarefas, quer em termos de comportamentos. Contudo. Utilizam-se mais frequentemente as descrições orientadas para a tarefa, devido à grande variedade de comportamentos que um indivíduo efectivamente tem no desempenho de uma função.
3. O que permite? • Permite avaliar quer em termos de tarefas, quer em termos de comportamentos. Contudo. Utilizam-se mais frequentemente as descrições orientadas para a tarefa, devido à grande variedade de comportamentos que um indivíduo efectivamente tem no desempenho de uma função.
4. Objectivos da análise e descrições de funções • Tem como objetivo de aumentar as responsabilidades e desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante do cargo.
5. O processo de análise de funções O processo de analisar funções envolve cinco etapas que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo. 1- Examinar a estrutura da organização total 2. Entrevista de Descrição e Análise de Cargos 3. Descrição Do Cargo 4. Descrição da ordem de importância das tarefas realizadas 5. Especificações Do Cargo
6. Face á gestão de recursos humanos Deve-se respeitar dois princípios da descrição de funções: o que é feito realmente (a função tal como é, e não como deveria ser); as tarefas (não o operador). Deve ainda responder a duas preocupações: conhecer o conteúdo do trabalho e descrever as exigências de realização, isto é: conhecimentos, as responsabilidades, as condições e os esforços físicos