Forum Logistica
Aula -4-Logística internacional-estratégia competitiva
LOGÍSTICA E SERVIÇO AO CLIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Do arsenal de armas que a logística coloca à disposição das empresas para se tornarem mais produtivas e competentes, uma, especialmente, parece ainda não ter sido assimilada – ou compreendida em toda sua essência – pelo setor empresarial. Trata-se do serviço ao cliente como estratégia competitiva, um instrumento que só pode existir com eficiência através da união entre logística e marketing.
Em resumo: a logística tem de colocar o produto (ou serviço) no lugar certo e ao menor custo por isso é que precisa estar intimamente ligada ao marketing, que está na frente, por estabelecer os canais de distribuição.
Com a acirrada disputa de mercado dos dias atuais, preço e propaganda já não são suficientes como armas de combate, enquanto o serviço ao cliente tem poder de fogo ampliado pelo fato de ser muito mais difícil de ser imitado, o que não ocorre com preço e propaganda.
A vantagem competitiva surge da maneira como as empresas desempenham estas atividades discretas dentro da cadeia de valor. Para ganhar vantagem competitiva sobre seus rivais, uma empresa deve proporcionar valor para seus clientes desempenhando as atividades de modo mais eficiente do que seus concorrentes ou desempenhando atividades de forma que crie maior valor percebido pelo comprador. Pode-se afirmar que o gerenciamento logístico tem potencial para auxiliar a organização de alcançar tanto a vantagem em custo/produtividade como a vantagem em valor.
A evolução da logística:
A partir dos anos 50, a evolução das atividades logísticas foram motivadas pelos impactos gerados nas indústrias, como:
Aumento nos custos de transportes, com a mudança do nível de preço do petróleo;
Necessidade do aumento da eficiência na produção;
Aumento dos juros forçando a redução dos estoques;
Ampliação da linha de produtos;
Desenvolvimento da tecnologia da informação
Definições de Logística: