EAD 15 16
A educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro;
A educação pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mais sadio, mais próspero e ambientalmente mais puro;
A educação, embora não seja condição suficiente, é de importância fundamental para o progresso pessoal e social.
Declaração de Nova Delhi sobre Educação para Todos;
A educação básica deve estar centrada na aquisição e nos resultados efetivos da aprendizagem, e não mais exclusivamente na matrícula. Frequência aos programas estabelecidos e preenchimento dos requisitos para a obtenção do diploma.
Abordagens ativas e participativas são particularmente valiosas no que diz respeito a garantir a aprendizagem e possibilitar aos educandos esgotar plenamente suas potencialidades.
A prioridade mais urgente é melhorar a qualidade e garantir o acesso à educação para meninas e mulheres, e superar todos os obstáculos que impedem sua participação ativa no processo educativo.
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
“Declaração Universal dos Direitos Humanos” como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efetivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.
2. Considerando o que você leu nos textos apresentados e, tendo em vista sua experiência como estudante e cidadão, faça uma análise comparando os ideais educacionais enunciados nos documentos lidos e a realidade da educação brasileira no Século