A Norma Jurídica
Departamento de Ciências Jurídicas
Introdução ao Estudo do Direito
Pesquisa:
A norma jurídica
e suas características
________________, ___________ de 201_.
Pesquisa apresentada à disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, da Universidade _______________, para fins de avaliação parcial, sob orientação do Prof. Dr. _______________.
Discente: _______________ – Curso de Direito – Matrícula ________.
1 – Origem da norma
Desde o nascimento o ser humano pertence a alguns grupos onde há normas de comportamento, como exemplo a religião, a família entre outros. Assim, para ser possível a coexistência, normas devem ser impressas à conduta humana.
A origem da norma está na exigência da natureza humana de viver em sociedade, e sua existência é necessária para a estruturação ôntica do homem. Está também na necessidade de organização na sociedade, pois não há sociedade sem normas de direito para regular as ações humanas.
2 – Realidade ôntica
A norma jurídica é um objeto cultural egológico, tendo por substrato regular a conduta humana em interferência intersubjetiva, e, por sentido, a tentativa de realizar a justiça.
3 – Determinação do conceito essencial da norma jurídica
Segundo Godoffredo Telles Jr., a norma jurídica é imperativo-autorizante. A imperatividade revela seu gênero próximo, incluindo-a no grupo das normas éticas que regem a conduta humana, diferenciando-a das leis físico-naturais, e o autorizamento indica sua diferença especifica, distinguindo-a das demais normas.
Conceito como objeto ideal
O conceito de norma jurídica é objeto ideal, pois é atemporal, não está no espaço, independe da experiência e é neutro ao valor. É o objeto ideal que contém notas universais e necessárias, encontradas em qualquer norma jurídica. Pode-se atingir o seu conceito através de uma intuição intelectual pura.