A negociação
A comunicação na negociação foi fundamental em todos os momentos do filme, pois os personagens estavam emitindo e recebendo mensagens todo o tempo, por telefone, por rádio pessoalmente, por e-mail e até mesmo pela televisão.
Podemos constatar a importância de uma comunicação bem feita nas negociações quando o personagem Danny (Samuel L. Jackson) age com flexibilidade e responsabilidade na cena em que é o negociador do sequestro da menina no início do filme, onde fala claramente, ouve com atenção o sequestrador e estimula um acordo com o mesmo, acabando com sucesso na ação.
Já a Negociação efetiva, que a idéia principal é que as duas partes envolvidas na negociação saiam ganhando (ganho-ganha) podemos identificar na cena em que Danny, agora sequestrador, aceita libertar um de seus reféns em troca de energia elétrica, comida e cobertores. Assim como faz uso do passo “Exploração” da Negociação no mundo empresarial no momento em que fala com o suposto informante por telefone, faz uma lista de perguntas e vai descartando as hipóteses, onde acaba descobrindo que o negociador Chris (Kevin Spacey) estava blefando.
O filme é, de forma geral, baseado em um Conflito, que começa quando Danny é acusado de ser o assassino de seu colega Nate. Para provar sua inocência, Danny toma uma decisão desesperada, sequestrando alguns colegas da Corporação. Neste sequestro, passa por vários Níveis de conflito, como Discussão, debate, estratégias, falta de humanidade e ataques generalizados.
Quanto aos Estilos de Negociação, o que mais aparece no filme é a Negociação por Mediação, onde o mediador é o negociador (Chris). Onde ora se encaixa no estilo restritivo mantendo o controle da situação, ora no estilo