A natureza emocional da marca
A Natureza Emocional da Marca José Souza Martins
A marca é algo tão fabuloso que é capaz de sobrepor e transpassar o desejo que o consumidor espera alcançar. Seu valor em muitos casos é maior do que a própria empresa vale, tanto em dinheiro como no valor sentimental e emocional. A influência de uma marca é o fator decisivo na hora de comprar um produto ou algo. Em muitas das vezes, além do consumidor associar um produto a marca como Gilete, por exemplo, o produto em si na verdade é adquirido não apenas por sua função e característica e sim pelo fato da marca ter uma influência fatal na escolha da decisão em qual produto comprar devidos sua valorização no mercado e também seu desejo próprio de bem estar e satisfação.
O truque das marcas bem sucedidas é associar à essência do produto a emoção do imaginário entre as pessoas, pois 100% das compras motivadas, é emocional. Vale lembrar a força e o poder que u ma marca exerce na mente das pessoas. De acordo com autor, existem 26 padrões de básicos de identificação emocional (Arquétipos). Exemplificando, os mesmo foram criados dentro de uma hierarquia baseada no instinto (posse, raiz); razão (formalização, as ce nas do cotidiano); ego (jogo do poder, exaltação dos sentidos) e o espírito (idealismo, busca do inconsciente), etc.
Quando trabalhamos com o conceito da marca, a principal coisa a ser levada em conta é a expectativa de funcionamento. Em geral as pessoas tomam decisões pelo o que trará maior expectativa de realização do que pelo fato de gostarem mais de um determinado produto ou algo do tipo. A entrada da marca no mercado tem como apoio as emoções associadas ao produto. Como a alma, conceito competitivo, o espírito, e assim por diante.
As fases da evolução de um projeto padrão estão relacionadas em:
- Definição do espírito da marca
- Desvendar as emoções associadas ao produto
-