MARKETING - BRAND LOVE
Autoria: Karlan Müller Muniz, Paulo de Paula BaptistaOBJETIVO:
O texto tem como objetivo explorar e esclarecer o conceito relativamente novo de brand love – amor pela marca - referenciando autores e estudos nessa área que possam contribuir para o entendimento da forma como se origina e manifesta nos consumidores.
RESUMO:
O texto aborda a relação entre consumidor e marca, avaliando o quanto essa conexão pode interferir na vida e nas escolhas do mesmo. Brand love – amor pela marca – é o conceito utilizado para descrever essa relação e sua origem e evolução dentro do comportamento do consumidor.
Destaca-se o desenvolvimento de uma conexão que faz com que o consumidor se identifique com a marca a ponto de criar um compromisso duradouro e se dispor a pagar mais para obtê-la. Essa ligação emocional é considerada por profissionais da área de marketing e comunicação como o caminho para a fidelidade além da razão.
A forma como o consumidor reage e interage com a marca, estabelecendo o relacionamento consumidor-marca, onde a identificação passa a ser com a identidade e os valores da marca.
Segundo Fournier (2009), há uma diversidade de mais de 50 dimensões nos tipos de relacionamento, baseada em pesquisas, afirma que a experiência ensina que não se pode mensurar a força ou a vitalidade de um relacionamento consumidor-marca, justificando a necessidade de explorar os relacionamentos específicos, distintamente.
Esse comprometimento do consumidor reduz o potencial de sucesso do esforço dos concorrentes em capturar esses clientes já altamente fidelizados e com pouca probabilidade de considerar alternativas.
De acordo com Kapferer (2010) hoje a marca deve almejar ser mais do que uma preferência, e alcançar o nível de paixão.
Muitos questionam se o conceito de amor é aplicável a objetos e produtos, mas alguns autores em seus