requisitos tipicos de um sistema de busca bibliografica
INTRODUÇÃO
O estágio atual da sociedade informatizada está buscando informações que atendam às suas necessidades, de forma rápida e eficaz.
A criação de ferramenta de busca bibliográfica deve:
- conseguir garantir acesso ao documento primário;
- prover as comunidades das informações de que necessitam;
- divulgar o que existe na rede;
- racionalizar recursos humanos, financeiros e materiais; etc.
Vislumbrando a recuperação da informação por uma busca/consulta mais fácil para o usuário é necessário que requisitos sejam levantados para que haja eficiência e a ferramenta de busca seja eficaz .
Alguns conceitos básicos são necessários para que se possa entender e desenvolver um sistema de busca bibliográfica:
Dado – é qualquer conjunto de caracteres (letras, algarismos ou sinais especiais) antecedido e seguido por um espaço em branco, que reunido poderá ser transformado em uma informação.
Informação – é o dado trabalhado de forma conveniente, para obter respostas técnicas diferentes aplicadas. Um dado trabalhado de forma diferente pode gerar informações diferentes.
“Documento – o documento do computador é um conjunto de dados que fazem referência a um documento fonte.” (BRASÍLIA. PRODASEN. Curso de Pesquisa a Banco de Dados , p.11).
“Documento fonte – é aquele que se constitui da informação que nos interessa.” (BRASÍLIA. PRODASEN. Curso de Pesquisa a Banco de Dados , p.11).
Busca – é a atividade que, por meio de ferramentas específicas, procura em portais, bases de dados, instituições, a informação que o usuário deseja.
“Banco de dados – ou base de dados é um arquivo em meio magnético que contém documentos de uma mesma espécie de informação, organizados logicamente, de maneira a permitir a recuperação de cada um desses documentos como um todo, e a exibição/impressão de cada uma de suas partes (parágrafos ou campos formatados).” (BRASÍLIA. PRODASEN. Curso de