Desafio da administração do McDonalds no Brasil
Como em muitas empresas modernas pode-se verificar características de diversas teorias da administração na gestão do McDonald’s
O processo operacional tem fortes características da escola clássica da administração, principalmente da Administração Científica de Taylor devido ao foco no aprimoramento e na eficiência desses processos. Princípios da Gestão Administrativa e da Teoria da Burocracia também são observados no funcionamento da empresa.
A teoria do Enfoque Comportamental está presente nos programas de RH destinados a promover a eficiência organizacional pela motivação individual.
A Abordagem quantitativa é notada na utilização de dados e estatísticas no controle do processo produtivo.
Finalmente, a Teoria dos Sistemas e Contingencias é utilizada quando avaliam a interdependência dos fornecedores e a rede de franquia e ao se adaptar às culturas e realidades locais.
2. Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald’s? Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica?
Os princípios da Administração Científica podem ser fortemente percebidos nos processos operacionais que tem uma rigorosa padronização de atividades e movimentos, possuindo um manual com as regras e protocolos bem definidos. Observa-se também o principio de que há uma única maneira ótima de desempenhar as tarefas, por exemplo, no preparo de um BigMac, onde até a quantidade de sal e o tempo de cozimento já são pré-definidos. Outro princípio aplicado dessa teoria é a motivação dos funcionários através de incentivos materiais, como no programa “Funcionário do Mês”.
Da teoria da Gestão Administrativa pode-se perceber, dentre outros princípios, o estímulo ao espírito de equipe, através da gincana “Na Ponta da Língua”, a visível hierarquia