a natureza da igreja
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18
Pergunta a responder:
· Como reconhecer uma verdadeira igreja?
· Quais são os propósitos da igreja?
· O que torna uma igreja mais ou menos agradável a Deus?
A NATUREZA DA IGREJA
Definição: A igreja é a comunidade de todos os verdadeiros crentes em todas as épocas. A igreja é composta de todos aqueles que realmente nasceram de novo.
Cristo amou a igreja e se entregou por ela. Ef.5.25
Inclui todos os crentes tanto do A.T quanto do N.T e da dispensação da graça.
O próprio Jesus Cristo edifica sua igreja chamando para si o seu povo. Mt 16.18
EKKLESIA gr. = convocar uma assembleia, chamados para fora. QAHAL hb.= reunir
A IGREJA É INVISÍVEL, TODAVIA VISÍVEL
Em sua realidade espiritual como a comunhão de todos os crentes genuínos ela é invisível. Pois não sabemos realmente quem são os crentes na real, não sondamos os corações das pessoas. 2Tm 2.19 Só o Senhor conhece aqueles que lhe pertencem
O autor de Hebreus fala da “igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus.” Hb 12.23
A IGREJA INVISÍVEL É A IGREJA COMO DEUS A VÊ. A igreja Católica ensina que só ela é a verdadeira igreja, isso é arrogância, presunção. Ninguém pode fazer isso.
A IGREJA VISÍVEL É A IGREJA COMO OS CRISTÃOS VÊEM. Inclui todos os que professam a fé em Cristo e dão evidência dessa fé em sua vida.
Estamos falando da igreja como ela é percebida por aqueles que são crentes genuínos e que têm um entendimento da diferença entre crentes e descrentes.
Sempre haverá no meio dos crentes, descrentes. Pois é impossível lermos os corações. 2 Tm 2.17,18 Fala daqueles que se desviaram da fé. E são como câncer.
Precisamos cuidar com os falsos profetas, falsos mestres que as vezes entram nas igrejas visíveis para perverter os corações leigos. Mt 7.15 / At.20.29
Não podemos ser desconfiados