Igreja Cab 1
O trabalho em questão apresenta analises observadas “in loco” da igreja do cab, obra realizada pelo arquiteto João Filqueiras Lima. As observações realizadas são de cunho observativo, sem características técnicas. Foi escolhida a igreja devido a sua diferente e instigante forma, que despertou sentimentos diversos em cada integrante do grupo.
2. ANALISES DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS
2.1. Criatividade, design, estilo e forma
A igreja do CAB possui formas diferenciadas de uma igreja tradicional. Com design criativo, inovador, e alguns traços pitorescos, valorizando seu design rústico. Sua cobertura apresenta formato de várias pétalas e o restante da estrutura é composto de painéis de vidro e colunas de concreto fazendo com que a igreja se integre a natureza. O arquiteto João Filqueiras Lima conseguiu harmonizar o peso do concreto com a leveza que as pétalas transmitem.
A igreja possui ainda forma helicoidal, transmitindo a sensação de elevação, muito apropriada para a finalidade da arquitetura. Com estilo que remete ao brutalismo, “lele” consegue introduzir a sua marca com maestria, trazendo elementos construtivos diferentes do concreto e se valendo da própria natureza.
Figura 01- Igreja do cab
Figura 02- Igreja do cab
Figura 03- Igreja do cab
2.2. Questões antropológicas, simbólicas, histórica, cultural, de técnicas e recursos.
A igreja foi concebida em 1975, logo após um período marcado pela ditadura militar, em que a perseguição política torna difícil a pratica da arquitetura. Logo após esse momento “lele” inicia a construção da igreja do cab mostrando grande inovação e brutalismo em sua obra.
Com o chamado “milagre econômico brasileiro” o país em diversos ramos de atividades enfrentava uma expansão econômica grande, inclusive na construção civil, criando possibilidades nas realizações de construções.
Tendo pouca inovação no ramo de materiais no Brasil naquela época a alternativa eram os painéis de