Igreja - Natureza e Proposito
“...e sobre esta Pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18)
A IGREJA - SUA NATUREZA E PROPÓSITO
O entendimento doutrinário da Igreja de Cristo passa pela necessidade de compreendermos o Plano que Deus estabeleceu para a implantação de Seu Reino. Decerto que, ao longo dos anos, muitos estudos procuraram mapear este plano e alguns, de maneira equivocada, criaram muitos conceitos esquisitos sobre a eclesiologia. Na verdade, ainda hoje as concepções plurais sobre o tema fazem com que a muitos cristãos estejam dentro da igreja sem qualquer conhecimento de sua natureza ou propósito.
Deus tem um plano. Tal plano percorre a bíblia inteira, coerentemente, de Gênesis a Apocalipse. Desde a Criação, Deus estabeleceu para si o desejo de ter um edifício na terra. Isso pode parecer estranho, mas Deus não está preocupado em construir um edifício no céu; lá Ele já o tem. Agora, Ele planejou trazer para a terra a mesma expressão de Sua vontade (“assim na terra como no céu”) e colocar aqui a Sua imagem. Este intuito de Deus se deve ao fato de Satanás, seu arquiinimigo, estar na terra. Assim, Deus deseja subjugar a terra e resgatá-la para si.
O plano de Deus foca o homem. No Antigo Testamento, a humanidade foi gerada por Deus para derrotar o inimigo. Mas, ludibriada pela serpente, o homem falhou. Deus, então, manteve uma pequena expressão de sua vontade num povo, Israel, com quem fez aliança para dar continuidade ao Seu plano. Mas foi em Cristo, da linhagem santa, que Deus instaurou efetivamente a derrota do Diabo. Cristo, que é a plenitude de Deus, se permitiu “repartir” na cruz para unir um povo e constituir um novo homem (corporativo) afim de fazer prevalecer a justiça sobre a injustiça, a paz sobre a guerra, os valores de Cristo sobre o mundanismo satânico, a vitória do Reino sobre o “anti-reino”.
Este novo homem é corporativo, não uma figura isolada no universo, uma