EVOLUÇÃO X RELIGIÃO
O cientista Alexandre Zabot, físico, astrônomo, mestre, doutorando, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS- PR) comenta os principais argumentos que envolve a Teoria da Evolução e a religião, direcionando o posicionamento dos dois lados e esclarecendo a posição de que a teoria de Darwin elimina o propósito de Deus na criação.
Muitas pessoas se afastam da Igreja, ou tem receio de expressar a fé por acreditar nos boatos de que a Igreja Católica é contra a Teoria da Evolução , ao Big Bang ou outras teorias ou modelos científicos propostos, o que é um grande erro. Por parte da Igreja não há oposição entre ciência e fé. A Igreja trata o relato da criação do livro do Gêneses como sentido figurado, como um livro de verdades espirituais e não como verdades ou teorias científicas.
Alexandre Zabot reforça com propriedade de cientista que “A Igreja Católica não propõe uma teoria científica para a criação. Não é o papel dela. (…), “ há séculos a Igreja defende que a fé e a razão se complementam”; Lembra a participação dos religiosos dentro das próprias teorias como :
“A evolução do universo foi provada depois que Edwin Hubble verificou observacionalmente a teoria do Big Bang proposta pelo padre jesuíta Georges Lemaître” e cita a famosa expressão de conservação das massas do cristão católico Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
O cientista comenta também sobre a posição do “Design Inteligente”, e a de que não há consequência lógica entre “aleatoriedade na mutação” e “aleatoriedade das espécies”.
Veja o artigo oficial:
Há Propósito na Evolução?
Por: Alexandre Zabot
Físico, mestre e doutorando em Astrofísica http://stalbertus.com A Igreja Católica não propõe uma teoria científica para a criação, não é o papel dela. No entanto a Igreja ensina, com base nas Sagradas Escrituras, que há propósito de Deus na Criação e ele pode ser percebido pelo homem. Também