logistica
25/11/2004
(*) Edson Carillo Júnior
Se você estiver cansado de liderar o rebanho, caçar cada centavo de seus fornecedores, veja uma forma melhor de realizar negócios. Adote um foco de cadeia de abastecimento colaborativa e você e seus fornecedores poderão impulsionar o conhecimento de cada um em benefício mútuo. Em vez de correr por uma pequena redução de custos, juntos, você e seus fornecedores, podem criar um grande “pool” com mais benefícios e lucros para todos.
Um exemplo desta filosofia de negócios é da Toshiba. O Programa ‘Partners Plus’ da empresa é uma iniciativa de reestruturação da cadeia de abastecimento que fortaleceu os relacionamentos com fornecedores, reduziu custos e melhorou o processo de suprimentos. A integração entre as funções internas da Toshiba – produção, logística e finanças – fez tudo funcionar.
A Toshiba criou um programa adequado à base de fornecedores da empresa – uma tarefa dura, mas não impossível – projetado para ajudar fornecer a atender suas metas de redução de custo. O programa transformou adversários em aliados. Empresas agora se unem para trabalhar com a Toshiba, reduzindo custos de materiais e melhorando o serviço.
O programa visa àqueles fornecedores responsáveis por 80% das compras anuais da Toshiba. Estes fornecedores são fabricantes baseados nos Estados Unidos ou fabricantes internacionais que operam com centros de distribuição nos EUA.
O Partners Plus foi inspirado nos programas de integração com fornecedores da DaimlerChrysler, os quais resultaram em economias de US$ 259 milhões com 91% de fornecedores participantes. A General Motors também optou por este tipo de iniciativa e oferece um programa semelhante através da Internet.
Contudo, a Toshiba criou seu próprio programa. Diferente do programa da DaimlerChrysler, o Partners Plus é baseado principalmente na recompensa de fornecedores que concordam em