Filosofia
Esta pesquisa vai abordar relações entre a filosofia e outras formas de conhecimento e expressão existentes, além de apresentar cada conceito dos tópicos aqui citados.
A palavra filosofia é de origem grega. É uma palavra na qual sua divisão se dá por: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que é amizade, amor fraterno. Sophia quer dizer sabedoria, e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que busca o conhecimento.
Desenvolvimento
Filosofia x Arte:
A filosofia, como dito acima, é uma forma de conhecer, de ver o mundo com outros olhos. Dessa forma podemos comparar certas características da filosofia com as características da arte. Ambas se comparam por tentar, através da observação, explicar o mundo por uma reflexão única, um novo ponto de vista.
Mas a arte se difere da filosofia, onde se mostra mais como uma forma de expressão, tanto na pintura, como nas artes cênicas, na musica e etc... Assim, ela vai se transformando com o decorrer do tempo. Já a filosofia, mostra que para se entender o mundo e suas verdades, é necessário se mostrar atento para tudo que acontece, e estar sempre disposto a aprender coisas novas, como dizia Sócrates: “Só sei que nada sei”. Através dessa frase, ele mostrava aos outros que apesar de saber muito sobre várias coisas, ele ainda se dispunha a saber cada vez mais e queria aprimorar seus conhecimentos.
Dito isso, pode-se concluir que a arte é uma forma de expressão, acima de tudo, mas que também é uma forma de reflexão de mundo assim como a filosofia.
Filosofia x Religião:
A relação histórica entre filosofia e religião é bem conturbada. Este fato deve-se à ideia primária de que a filosofia busca explicar o mundo através de uma explicação lógica e