Poligamia
Poligamia é um sistema onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo, não é relacionada com ter amantes, que no caso é uma situação de adultério, quando um indivíduo possui outro relacionamento, mas um dos parceiros não sabe. No sistema da poligamia, todos os envolvidos sabem do sistema em que estão.
PAÍSES ONDE É PRATICADO
Apesar de estar caindo em desuso, a poligamia ainda é praticada em países como:
Arábia Saudita, onde a poligamia é permitida por questões religiosas e não há limite para a quantidade de esposas desde que o homem tenha condições de mantê-las
Tanzânia, onde, no momento do registro, é obrigatório que no momento do registro, a união seja declarada monogâmica ou poligâmica. Para união mudar de status, deve haver consentimento do parceiro.
Iêmen, onde a poligamia é autorizada em termos parecidos com os sauditas e a primeira esposa é quem autoriza (ou não) o marido a procurar outras mulheres para viver com eles sob o mesmo teto.
Sudão, onde a poligamia é incentivada desde 2001 pelo então presidente Omar Hassan al-Bashir. Segundo sua lógica, a nação, a maior da África e a mais rica em recursos naturais, precisa de reforços para se desenvolver.
Nepal, onde, apesar de ser proibida, a poliandria (quando uma mulher possui dois ou mais maridos) é muito praticada em pequenas comunidades tribais, onde é comum uma mulher casar com um homem e levar de brinde um irmão dele. A “justificativa” é econômica: como há poucas terras, os irmãos preferem dividir a mesma mulher a ter de repartir os escassos bens de família.
POLIGAMIA NO BRASIL
Apesar de não ser legalizada, a poligamia também é praticada no Brasil. O melhor exemplo que podemos citar é de Wagner Costa, o Mr. Catra.
Apesar de parecer “mulherengo”, ele acredita que toda a mulher é sagrada, diz respeitar todas suas esposas, sempre procura dar o melhor estilo de vida a elas e aos seus filhos e acredita que o estilo de vida dele é como o de qualquer animal mamífero,