Poligamia
Marcio Gil de Almeida
INTRODUÇÃO
Tipos diferentes de matrimônios são uma realidade. Há diversas opiniões entre qual seria a melhor e a correta opção. Poligamia e monogamia são os principais tipos de matrimônios. Abordaremos a poligamia como foco principal e faremos um paralelo possível com a monogamia. A escolha polêmica e que está fora da nossa cultura brasileira trará uma reflexão da real compreensão da poligamia.
Como compreender a poligamia? Existe coerência nos sistema matrimonial poligâmico? Estas perguntas mostram uma questão teórica que para nós não alterará a nossa prática, mas isto não quer dizer que não possamos fazer uma análise sobre os nossos conceitos. O que se nota é que há muitos conceitos pré-formados, nos quais jogamos na fogueira qualquer um que não esteja completamente de acordo com a nossa opinião. Ainda que seja a opinião da maioria, não quer dizer que estejam certos.
A partir deste momento vamos andar no cominho da reflexão, sempre levantando pontos para melhor esclarecer. Esclarecer é fundamental. Seguiremos o caminho da reflexão nas seguintes bases intrínsecas: descreveremos os fatos e levantaremos sempre perguntas para reflexão, faremos citações de terceiros, usaremos as citações para comentar e fortalecer posições ou para contrapô-las. Mostraremos a realidade social, a realidade bíblica e levantaremos as vantagens e desvantagens das opções e finalmente a conclusão.
CAPÍTULO I
A POLIGAMIA E A MONOGAMIA ENTRE ANIMAIS IRRACIONAIS
Entre os animais irracionais a monogamia e a poligamia estão presentes. A poligamia é extremamente popular na escala animal, porque confere as vantagens de explorar simultaneamente a capacidade reprodutiva de várias fêmeas e de dar origem a descendentes com maior diversidade genética. A maior parte dos animais monogâmicos a infidelidade é dominante. Muitos casais de animais monogâmicos, o macho toma conta dos filhotes com a fêmea, instintivamente pensando