Informática na história
2) Trata-se de um processo interessante, que está mudando, entre outras coisas, aquilo que tradicionalmente chamamos de “ensino”, aproximando-o cada vez mais do próprio processo natural da difusão cultural. As assim chamadas “ novas tecnologias “ estão desterritorializando a instituição escolar.
3) A tecnologia modifica a expressão criativa do homem, modificando sua forma de adquirir conhecimento, interferindo assim em sua cognição. O tratamento das informação pelos computadores é uma operação efetuada sobre símbolos, ou seja, uma operação realizadas a partir de elementos que representam aquilo a que correspondem. Em consequência, o tratamento computacional apóia-se na noção fundamental de representação.
E, uma vez que computadores manipulam apenas a forma “física” dos símbolos, sem ter qualquer acesso ao seu significado, pois as distinções semânticas, aquelas que atribuem significado a cada símbolo, são realmente expressas pelo programador, através das regras sintáticas específicas da linguagem ( de programação ) que ele utiliza, pode-se concluir que o pressuposto cognitivista, adotando o modelo da representação (“conhecer e representar”), apoiado na computação física de códigos simbólicos, manipulados por regras sintáticas, toma o computador como um modelo mecânico do pensamento.
4) A popularização dos instrumentos de comunicação e de informação ainda não garantiu à maior parte dos indivíduos o acesso a esses novos bens de consumo. Para filho, não há nenhum indício de que as desigualdades desapareceram ou