Ética
As questões da ética estão por toda parte. Atualmente, ela está presente nos negócios e vida financeira, esportes, mídias, medicina, entre outros. A palavra “ética” vem do grego éthos, o qual apresenta vários significados como - por exemplo - hábitat, caráter e costumes; além disso, ela é originada da palavra ethiké ( adjetivo derivado de éthos ) que, ao traduzir, significa “comportamental”. Assim, de uma forma mais objetiva, a ética é, para os gregos, uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos, da questão dos juízos, do que é bom ou mau.
Para os romanos, ethiké em latim foi traduzido como mores que, por conseguinte, foi traduzida para o latim clássico como “moral”, ou seja, modos ou costumes. Na época moderna, era o que é transmitido como código de comportamentos e juízos já construídos anteriormente, ou seja, tipo de normas e valores herdados do passado e da tradição, ou da religião. Já a palavra ética, é usada para normas e regras de comportamentos que serão construídas por meio de uma reflexão ( geralmente coletiva ). Atualmente, moral é usada como uma palavra de sentido negativo, como um discurso enfadonho; e, por essa razão, a ética é usada no sentido positivo e no lugar de moral. Apesar disso, vivemos numa sociedade em que não se vive em razão de uma moral. Nós questionamos, passando a ser uma sociedade com pluralidade de morais, fazendo com que a reflexão da ética se torne necessariamente mais ativa. Assim, por existir vários sistemas de valores, o desafio atual da ética consiste em fazê-los equilibrá-los.
2. UM DOMÍNIO SEM FRONTEIRAS
A ética, apesar de fazer parte de todos os nossos atos do dia-a-dia, interfere de diversas maneiras nos feitos e gestos, dependendo do ângulo específico sob o qual ela analisa nossos comportamentos. Além disso, não importa em que circunstância a ética se confronta, ela sempre terá igualdade às decisões, seja na vida internacional, à guerra e à paz, na luta contra