A VERDADEIRA NATUREZA DA IGREJA
O maior obstáculo para um avivamento é a confusão em termos de clareza da verdadeira natureza da igreja.
O Espírito Santo não pode selar o que não é verdadeiro. Será que Ele poderia ser derramado sobre um povo que não conhece a verdade sobre a igreja? O derramar do Espírito é um selo de garantia, de genuinidade, por tanto, se desejamos um mover do Espírito em nosso meio precisamos ter clareza e certeza de o que estamos edificando é igreja.
Precisamos olhar para o Novo Testamento a fim de vermos a verdadeira natureza da igreja. Quando somos salvos, não nos tornamos uma ilha, somos salvos para dentro de um corpo e por isso temos que ter clareza da igreja.
Todo o problema da igreja de Corinto derivava de uma má compreensão da igreja
Divisões e seitas, somo de Cristo, somos de Apolo (1Co1:12). “Está Cristo dividido?”. Ele está vendo a igreja e mostra que as divisões sao consequências da cegueira a respeito da igreja.
1Co5:6 – O caso do incesto - Paulo trata isso dizendo que um pouco de fermento leveda toda a massa – “se entendessem a igreja nao permitiriam isso”
Cap6- Os litígios – Não tem ninguém na igreja? Coloquem o mais insignificante na igreja para julgar, é melhor do que ir aos tribunais humanos. Nao haveremos de julgar os anjos? Diz ele.
Comida oferecida a ídolos – Os membros mais fortes estavam desprezando os mais fracos e isso estava dividindo a igreja por nao verem o corpo.
Quando ele trata da questão do comer o pão e beber o vinho ele diz: “Um só pão”. Isso é a igreja.
Nos capítulos de 12 a 14 mais uma vez ele trata a questão dos dons nos termos da doutrina a respeito da igreja.
Se nao compreendermos claramente a revelação da igreja, teremos muitos problemas, tanto na teoria como na prática.
A igreja na visão do Novo Testamento - At2:42
Nao podemos avaliar o que é a igreja partindo do ponto onde estamos ou mesmo olhando para a história, pois poderíamos apenas querer fazer ajustes ou