A musicalidade no candomblé
Éder da Costa Silva (edercostasilva1981@yahoo.com.br)
RESUMO
Neste trabalho procurou-se abordar o tráfico de escravos realizado pelos portugueses, as regiões africanas mais afetadas com o tráfico de escravos, a chegada dos negros no Brasil, como procuraram manter suas raízes culturais e suas crenças através do sincretismo existente no candomblé, a começar pela fundação da primeira igreja que deu fruto as irmandades que foi a igreja da barroquinha. A história dos orixás, trazendo as suas cidades de origens, seus reinados, suas lendas da criação, todo o contexto existente no candomblé, mostrando desde suas origens, as lendas existentes em relação à religião, a presença predominante da música dentro da religião, o canto responsorial que é utilizado no candomblé, os instrumentos musicais utilizados, o ritos que acontecem dentro da religião, as formas musicais mais utilizadas nos cânticos do candomblé, a polirritmia existente na percussão do candomblé.
Palavras-chave: Música, Religião, Candomblé, África.
INTRODUÇÃO
No trabalho vamos conhecer um pouco sobre a chegada dos negros ao Brasil, trazendo como objeto de estudo o candomblé, a musicalidade existente dentro deste culto, onde a existência da música é algo presente em todo momento dentro da religião, desde a reza de um Yao antes de fazer o agêun( almoço, jantar),até nos ritos mais ocultos da religião. Será possível conhecer o papel dos instrumentos que são utilizados nas cerimônias, as diferentes células rítmicas utilizadas para se tocar, uma vez que cada orixá tem um ritmo diferente. Também vamos conhecer os rituais que acontecem,e a forma que são os cantos,etc.
No primeiro capítulo aborda-se o inicio do tráfico de escravos na África, o abuso e desrespeito por parte dos portugueses, como os escravos eram trocados por coisas banais para o homem branco. Depois como os negros começaram a chegar ao Brasil e