Trabalhosfacul
Curso de Psicologia.
Período: Noturno
SÃO PAULO
2013
Nome do texto Introdução
A música é uma linguagem local e global, ela existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com os estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispensar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores de um povo ou nação.
Desenvolvimento:
No Brasil, sua formação se deu com a mistura de ritmos europeus, indígenas e africanos, no entanto outras influências perpassaram pela formação da música brasileira.
Conforme Fusari e Ferraz(2001), a música sofreu influências dos negros, quando aqui chegaram como escravos. O negro contribuiu significativamente com a formação da música brasileira, até chegou a determinar um ritmo ao longo do tempo. Alguns fatores contribuíram para que a cultura musical africana se despontasse. Em meio a escravidão o negro ainda conseguia manter uma postura persistente, conseguindo se sobressair às ameaças, às imposições e a tantas outras humilhações sofridas.
A aptidão negra pela música era perceptível, não entoavam apenas os seus próprios ritmos, mas faziam parte e manejavam