Fundamentos da interdiciplinaridade
1-Levando em consideração que as temáticas transversais estão ligados a vida de todo cidadão comum, a escola deve esta sempre trabalhando para que a vida do aluno esteja sempre conectada aos problemas sócias da vida, e a matérias tradicionais devem ser trabalhadas para se encaixar na transversalidade.
Segundo Ulisses Araújo trabalhar nessa perspectiva os temas cotidianos e os saberes populares são o ponto de partida, e muitas vezes também de chegada, para as aprendizagens escolares, porque os temas transversais, estão ligados a vida de qualquer sujeito, e ele faz parte do cotidiano de todos.
Levar o sujeito a conhecer a sua realidade e a transforma-la de maneira consciente só e possível quando ele se envolve na construção de sua cidadania para isso o eixo vertebrador tem que ser a transversalidade.
Para que o sujeito seja capaz de transformar sua realidade e agir sobre ela, a escola tem que promover situações que esteja relacionada a vida cotidiana dos alunos.
Para o aluno se tornar um sujeito autônomo e critico e preciso que e transversalidade seja o fio condutor do currículo escolar que liga ele aos problemas da sua realidade e que as disciplinas tradicionais girem ao redor e o ajudem o a compreender o mundo.
2-A temática da transversalidade como eixo vertebrador vem para que o educador se torne um sujeito pesquisador, que busca aperfeiçoar seus conhecimentos, pois será quase impossível se o professor não buscar aperfeiçoamento para trabalhar com seu aluno em sala de aula sobre os temas transversais, visto que a todo o momento as duvidas existentes em nossos alunos estão cada dia maior e os problemas que os cercam estão mais pertinentes.
O autor aponta que essa concepção e considerado radical por muitos, pois muda o foco e o objetivo da educação e pressupõe uma maneira diferente de encarar o ensino,
A preocupação, maior da educação nessa concepção, e com