Não se pode criticar o que não conhece
JENNIFER SANTOS PEREIRA
TURMA: 412
INFORMÁTICA INTEGRADA
Dia da Consciência Negra
CAMPUS BAHIA/ JEQUIÉ
2012
NÃO SE PODE CRITICAR O QUE NÃO CONHECE!
No dia 20 de Novembro comemorasse o dia da consciência Negra. Data onde os negros afro-brasileiros, relembram os esforços de seus antepassados na luta contra escravidão, comemorando as poucas, mas consideráveis conquistas. Em decorrência disso, no dia 17 de novembro no auditório do IFBA aconteceram palestras sobre as principais personalidades, poemas, religiões e musicalidade negra com intuito de reflexionar e aproximar os fragmentos da cultura hoje tão recriminada por pessoas que não a conhecem, incentivando o debate e a acabar com o preconceito que possui raízes históricas.
As apresentações sobre o tema abordado começa com a exibição do vídeo documentário produzido pela turma do 2° ano, que tem como objetivo resgatar e afirmar a identidade negra em Jequié. Foram feitas entrevistas nas localidades do Colégio Estadual Doutor Milton Santos (uma Escola do Quilombo) e no Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-Brasileiras - ODEERE que dar visibilidade à cultura negra e suas inferências na configuração educacional e sociocultural de Jequié e região. Os poemas de Solano Trindade foram recitados logo em seguida pela turma da 411, “Tem gente com fome”, “Sou negro”, “Conversa” e” Canto de liberdade”, na qual, o autor expôs os graves problemas sociais vividos pelos negros brasileiros numa sociedade que só os explorava.
As personalidades negras são de papel fundamental no espaço que o negro conquistou, tendo muitos representantes nos Estados Unidos como: Martin Luther King que lutou de forma pacífica deixando uma marca poderosa nesse campo, Rosa Parks desafiou todas as leis de segregação racial, dando início a vários movimentos e Malcolm X sendo um dos maiores representantes na defesa dos direitos dos negros. No