O uso da física no computador
Centro de Ciêências Exatas e Tecnolóógicas
Ciêência da Computaççãão
FÍÍSICA II
O USO DA FÍÍSICA NO COMPUTADOR
Sãão Luis –– MA
1.INTRODUÇÇÃÃO
O computador jáá faz parte da nossa vida cotidiana háá algum tempo, podendo ser no antigo desktop, laptop ou no mais recente tablet, mas a sua funççãão se mantéém que éé desempenhar cáálculos e funççõões lóógicas com facilidade e rapidez, seguindo instruççõões nele introduzidas.
Em geral, entende-se por computador um sistema fíísico que realiza algum tipo de computaççãão. Ou seja, baseado na fíísica, éé realizada as mais diversas funççõões e tarefas presentes no dia dia da informáática. Veremos como ela age por dentro do computador e de seus componentes.
2.COMPONENTES
2.1 Processador
O processador éé um circuito integrado que realiza as funççõões de cáálculo e tomada de decisãão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrôônicos baseiam-se nele para executar suas funççõões, podemos dizer que o processador éé o céérebro do computador por realizar todas estas funççõões, éé tornar o computador inteligente.
O relóógio do sistema (Clock) éé um circuito oscilador a cristal (efeito piezoeléétrico) que tem a funççãão de sincronizar e ditar a medida de tempo de transferêência de dados no computador. Esta frequêência éé medida em ciclos por segundo, ou Hertz. A capacidade de processamento do processador nãão estáá relacionada exclusivamente àà frequêência do relóógio, mas tambéém a outros fatores como: largura dos barramentos, quantidade de memóória cache, arquitetura do processador, tecnologia de co-processamento, tecnologia de previsãão de saltos (branch prediction), tecnologia de pipeline, conjunto de instruççõões, etc.O aumento da frequêência de operaççãão nominal do processador éé denominado overclocking.
Cada processador possui um núúmero diferente de contatos, ou