indece
IM / NCE - UFRJ
Mestrado de Informática
Projeto final do curso de Informática e Educação
Junho de 2002 – prof. Fábio Ferrentini Sampaio
Título :
O ESTADO DA ARTE DA UTILIZAÇÃO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO Autor :
César Augusto Rangel Bastos
Resumo :
O presente trabalho pretende investigar o atual estado da arte da utilização de informática no ensino de Física nas escolas de educação básica do Rio de Janeiro, com ênfase nos seguintes aspectos : utilização da informática no currículo do ensino de Física, como são escolhidos os softwares educativos, a influência da internet nos cursos de Física.
Será utilizado um questionário como instrumento de pesquisa para essa investigação da utilização de informática na educação.
Voltar
Introdução Voltar
Uma recente pesquisa realizada pelo Ibope e Ratings revelou que o número de brasileiros com acesso à internet em casa cresceu 1,28% em junho de 2002 e chegou a 14 milhões (anexo 1). Apesar da crise financeira e dificuldades de acesso enfrentadas no país, o número de internautas no Brasil está aumentando a cada semestre. Existem inúmeros sítios, em português, divulgando e oferecendo informações gratuitas sobre assuntos relacionados com a educação no ensino médio.
As escolas particulares têm investido muito em informática e com a capacitação de professores nos últimos 10 anos. O governo também vem investindo na informática educativa através do Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, (anexo 2). O ProInfo tem como objetivo introduzir as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas de ensino médio e fundamental do país, como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, capacitando professores na utilização de informática na educação nos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs existentes