resenha Pensamento Sistêmico
Resenha – Texto: Pensamento Sistêmico
Atualmente o pensamento sistêmico tem ganhado destaque por conta de sua visão sistêmica de mundo, tendo sido considerado como contemporâneo, onde suas práticas contribuem e muito para novos paradigmas.
O autor destaca três dimensões que consistem uma visão de mundo sistêmico:
Ver sistemicamente o mundo é ver e pensar a complexidade do mundo. É ver e pensar as
relações existentes em todos os níveis de natureza e buscar sempre compreensão dos acontecimentos.
É também ver sempre o dinamismo das situações reconhecendo que o mundo está em “
processo de tornar-se”, ou seja, em mudanças.
É ainda reconhecer que não existem realidades objetivas.
O pensamento sistêmico tem sido chamado de revolução paradigmática, inclusive tem contribuído com importantes cientistas e epistemólogos da ciência. Assim, o olhar sistêmico tem contribuído e passado ao mundo, como pensar e descrever em termos de sistemas.
Os nossos paradigmas, ou seja, nossos pressupostos, crenças, nossa forma de ver o mundo em geral, são manifestas através do nosso modo de estar e agir no mundo. A Ciência tradicional ensina a diagnosticar e a rotular os outros. Já a sistêmica parte do princípio de que tudo é transitório, além de admitir que os problemas estão nas relações e não apenas em possíveis características pessoais do indivíduo. Uma outra implicação dessa mudança de paradigmas está num profundo respeito pela verdade dos outros, seus pensamentos e forma de agir.
Vejo a importância da visão sistêmica de mundo, e suas possíveis contribuições em diversas áreas da sociedade. Sendo ela capaz de minimizar muitos conflitos e diferenças, e proporcionar mais respeito mútuo para os relacionamentos de uma forma geral.