A Mulher no mercado de trabalho e na politica
Durante muitos anos a mulher foi discriminada e vista somente como a “Dona de casa ” perante a sociedade, por serem mais frágeis do que os homens , mas atualmente a mulher vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, na política e etc.
Em 1960 as mulheres começavam a se qualificar, disputar o mercado de trabalho, hoje as mulheres ocupam cargos, posições que antes eram ocupados só por homens. Mas apesar de várias conquistas da mulher no decorrer do tempo ainda hoje se percebe grande pré-conceito com as mulheres, ainda hoje elas são vitimas da violência doméstica, por exemplo. O censo de 2010 do IBGE mostrou que as mulheres têm mais anos de estudo do que os homens, mas ainda se tem muita desigualdade salarial, mesmo elas trabalhando no mesmo cargo que os homens. O número de mulheres que exercem empregos formais aumenta 75% em 2010, em Gana o número de mulheres empreendedoras é maior do que de homens, um estudo realizado em vários países pela Consultoria Global Entrepreneurshid Monitor (GEM) mostrou que a mulher brasileira é uma das que mais empreendem no mundo. As mulheres também, como já mencionamos tem conquistado um espaço na política , em 1990 Roseana Sarney foi eleita governadora de um estado , a primeira mulher a ocupar esse cargo , Benedita da Silva também foi a primeira senadora e primeira governadora negra, para se conquistar isso foi preciso um longo processo . A participação de mulheres e homens no exercício do poder é muito desigual , o poder ainda é predominantemente ocupada por homens. Em 2000 Ellen Gocie Northfleet alcançou o topo da hierarquia do supremo tribunal federal, ela se tornou juíza.
Dados mostram que o Brasil está entre as nações que apresentam a mais baixa representação política feminina no Ocidente.
Outro ponto que deixou um longo tempo para se conquistar foi o direito do voto as mulheres em 1944. A década de 90 foi muito favorável as mulheres, houve um aumento da presença