TRABALHO serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com a análise da situação da família e trabalho na reestruturação produtiva como a ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida. As famílias viviam e ainda vivem em condições precárias, com a falta de emprego, de moradia e saneamento básico, sem condições mínimas de sobrevivência.
A falta de estrutura familiar faz com que mulheres e crianças tenham que trabalhar para seu sustento, assim as relações familiares tradicionais vão sendo desfeitas, e todo o quadro do mercado de trabalho sofre mudança.
O objetivo é analisar o quão importante é papel das políticas sociais na relação de trabalho e família no Brasil, durante a história essas políticas muitas vezes foram falhas e portanto devem ser revistas.
2 DESENVOLVIMENTO
A reestruturação da produção se tornou mias intensa a partir de 1990, teve como principais consequências o aumento do desemprego, a precarização das relações de trabalho, mudanças na inserção dos diferentes componentes da família no mercado de trabalho e deterioração da renda familiar.
A pouca expansão das oportunidades de trabalho levou a uma situação em que a sociedade tivesse que enfrentar esse momento de desemprego dos principais mantenedores da família e assim ocorressem rearranjos familiares de inserção no mercado de trabalho que se diferenciam segundo os tipos de família, construídos com base em sua estruturação tradicional. Com o empobrecimento crescente das famílias, o crescimento do número de moradores de rua, e o aumento da violência, correspondendo às previsões.
Os resultados de pesquisa no início dos anos 80 mostram o